Pesquisar este blog

3 de jul. de 2015

Sobre todas as coisas

Persistência, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 03-07-2015.
Persistência*, criado em 03-07-2015.

A persistência é o menor caminho do êxito.
(Charles Chaplin — Chaplin - Vida e Pensamentos, p.118)


É preciso coragem e ousadia para encarar o nada, essa forma infame de nulificar as forças da vida em prol de uma falsa esperança de futuro melhor, que aceita a desqualificação da existência viva e pujante, em todos os níveis, no momento atual.

Somos, quando aceitamos pacificamente essa manipulação de sentimentos, pensamentos e práticas, apenas um animal olhando para a cenoura a frente sonhando com um prazer futuro. Não estou fazendo apologia a vida intensa mas destrutiva. Defendo outra forma de ser e estar nesse mundo: potência expandindo e manifestando em todos os seres.

Isso me leva a considerar não apenas formas elevadas ou sofisticadas de viver, as mais simples e primitivas também carregam e expressam a surgente força da vida. Insurgente contra a nulificação, a inexpressividade, a total imobilidade, ou aquilo que denominamos como morte. Morte em vida. São necessários a escuridão e a luz, repouso e a atividade, silenciar os pensamentos estabelecidos para que possamos escutar os novos e emergentes. O simples e belo é a forma mais sofisticada de expressão.

Aposto num processo diferenciado de luta. Não ir contra algo, mas a favor de um outro algo diferenciado, transformador e renovador da existência. Há regras que regem o diferente e diferem daquelas que nos regem, mas isso não deve nos afetar. A coexistência pacífica e frutífera deve ser a opção de modo de convivência.

Não me canso de repetir — e o farei até que o entendimento surja — de que a vida foi estabelecida e se mantém na diferenciação, não na igualdade como padrão. As semelhanças, os pontos em comum e a composição de forças produzem o que a leva adiante. Abelhas e flores: polinização e mel; água, carbono e sol: fotossíntese e oxigênio. A ordem é simbiôntica e não parasitária.

A vida valoriza cada ser, todos são igualmente necessários ao ciclo da vida; estimula a capacidade da coexistência entre os seres diferentes para se expandir.

É puro desejo, apesar da improbabilidade, visualizar uma realidade onde haja pessoas alimentando mais o amor que o ódio, consequentemente produzindo práticas mais fortalecedoras e sustentadoras da coesão e da coletivização. Utopia fundamental para eu desejar ir adiante, mesmo que seja apenas um referencial, o unir forças em prol de todos e do todo é minha meta.

Esbarra sempre nas palavras dogmáticas e legalistas de alguns. Quem sabe o fluxo mude — como a água contornando as pedras — e muitos percebam que o véu do templo já se rasgou — de alto a baixo — e um novo e contínuo fluxo de liberdade surgiu e sua efervescência no íntimo contrapõe-se à escravidão das antigas leis. Não é ficar lutando contra o olho por olho, é apenas manifestar o amor sobre todas as outras coisas.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 03 de julho de 2015.

* Diz-se que a vida é persistente, não desiste, mesmo diante de obstáculos que impossibilitam a sua permanência insiste em ir adiante.

Nenhum comentário: