Pesquisar este blog

26 de set. de 2015

A versão atualizada de Mamom

Detalhamentos, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 12-09-2015.
Detalhamentos, criado em 12-09-2015.

"Sou um socialista, Jesus também era. Essa é a nossa doutrina."
Alguns defendem […] que todo o crescimento econômico, favorecido pelo livre mercado, consegue por si mesmo produzir maior equidade e inclusão social no mundo. Esta opinião, que nunca foi confirmada pelos fatos, exprime uma confiança vaga e ingênua na bondade daqueles que detêm o poder econômico e nos mecanismos sacralizados do sistema econômico reinante. Entretanto, os excluídos continuam a esperar.

Para cada herói centenas ou milhares de ordinários marcham. Pelo menos é assim que tem se considerado e atuado no mundo dos comandados. Um é medalhado enquanto o resto é explorado.

Claro que, por conta disso, sempre haverá aqueles que se indispõem a esse sistema de valorização, haverá protestos e, como a história comprova, revoltas. Em algum momento da vida, me perguntei: Para que, se no final das contas é só para trocar quem encabeça?

É preciso educar para a liberdade, para o bom questionamento, para a criação de uma cultura colaborativa. Sem a mudança dos paradigmas que aceitamos, que fomos induzidos a aceitar, isso nunca acontecerá. Um desses paradigmas atuais é o Mercado. Tudo por e para ele. Uma espécie , literalmente, dinheiro que, na literatura pagã ou cristã, é o desviador da construção da verdadeira comunidade e da adoração.

Entidade maligna, parte da trindade de satanás, ao lado de Lilith, é citado em Paraíso Perdido e em Fausto, John Milton ele é o construtor de um palácio com veios de ouro ardente para Satã, e ganha o sentido de ouro e a representação da ganância.

Na bíblia, logo após a oração do Pai Nosso lê-se: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

Respeitosamente, muitos evitam a questão. Mas não dá para pregar como boas novas os ensinamento de um líder comunitário judeu que acabou sendo crucificado por ser subversivo e ensinar o enriquecimento individual. Paradoxo ou não para você, o que ele ensinou não tem nada a ver com o atual discurso religioso dos discípulos e pregadores do Mamom: um egocentrismo baseado no sucesso financeiro e imposição de suas vontades à divindade cristã, estabelecida na barganha, no quanto mais dinheiro você dá para a instituição religiosa mais rico você fica; o bem-aventurado é quem possui riquezas e pode ostentá-las.

Daquelas raízes que nomearam os primeiros grupos como cristãos (o cuidado uns com os outros e o compartilhamento voluntário das próprias capacidades e coisas para sanar as necessidades individuais alheias) o que restou se tornou insignificativo para que se possa ousar usar o mesmo nome. Exortar* significa "animar, incentivar, estimular", e é isso que eu faço em relação a mudar seu ponto de vista. Trabalhe com o nós, o nosso, com o coletivo, com o comunitário, com aquilo que visa o bem comum. Reparou que na oração ensinada por Jesus e a mais repetida no mundo inteiro, a terceira pessoa do plural é a tônica? Antes de ensiná-la (Bíblia — Mateus 6:8-13), ele faz um alerta: "Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: "
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.
Amém!
Wellington de Oliveira Teixeira, em 26 de setembro de 2015.

* Encontrei um sítio na internet (Cristão confuso, mais um zé) cujo lema é "Questione a fé cega, e você confundirá os que creem assim. Mantenha-se crendo e os céticos não entenderão.". Na única página que vi, encontrei algo bem interessante — As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas igrejas: 5- Exortar; 4- Levita; 3- Profeta; 2- Unção e 1- Ato profético. Leia e avalie o porquê.

Nenhum comentário: