Pesquisar este blog

8 de mai. de 2014

O necessário para refazer as suas forças

Turbulências, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 08-05-2014.
Turbulências, criado em 08-05-2014.

Senhor, dai-me a serenidade para aceitar o que não pode ser mudado;
a coragem para mudar o que pode ser mudado;
e a sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Reinhold Niebuhr


Turbulência é algo tão complicado quanto os seus sinônimos: agitação, alvoroço, desordem, inquietação, motim, perturbação, abalo, comoção, conflito, conturbação, desassossego, ebulição, efervescência, estremecimento (a lista é imensa!). Permitir-se um momento de recolhimento é uma tentativa de facilitar lidar com as consequências do que ela provoca na vida.

Há alguns movimentos da natureza que me referenciam o entendimento a respeito de como afetam o dia a dia — meu e de outros caminhantes da estrada da vida. Dentre eles, dois eu considero muito assustadores. São o vulcão em atividade e os tornados, pois destroem a superfície existente ao seu redor e promovem a mudança. Digo que são agentes de transformações radicais.

À distância, é lindo ver a erupção de um vulcão submerso. Documentários a respeito retratam sua atividade modificadora e seus efeitos que alcançam até a prática de surf nas praias, dependendo da profundidade. Tornados na superfície da terra, também. Sempre deixam um rastro que atesta a sua passagem.

Eu construo a minha reflexão com um aprendizado anterior: a água ultrapassa as questões pois aprendeu a ser fluida e a se transformar. Outros elementos são simplesmente destroçados.

Várias questões encaradas diariamente são capazes de transformar uma vivência, remexendo com sentimentos e pensamentos. Dificultam mais quando não há uma ação possível que esteja ao alcance para modificá-las.

Inatividade não é opção ou uma solução. Mas refletir, meditar pode ser. Se não para mudar a questão, para alterar o modo de encará-la ou de ser afetado por ela. E isso não é apenas jogo de palavras.

Quando alguém decide se definir como aprendiz da vida, imediatamente aceita o fato de que nem sempre dará conta de todas as questões. Independente do esforço dispendido para o aprendizado, algum dia surgirá uma questão na prova e ficará confundido ou incapaz momentaneamente de resolver.

Adotar esse posicionamento pode promover um pouco de paz na tormenta, nas revoluções que atingem diretamente a alma e gerar a calma necessária para ir aprendendo e superando, aos poucos.

Há uma reflexão, em forma de oração, atribuída erroneamente ao Francisco de Assis, que tem sido de grande auxílio em situações extremadas ao incentivar ousadia para mudar o que posso, tranquilidade para o que não posso e buscar a capacidade para realizar a distinção.

Sim, porque a vida segue, mesmo quando não estão solucionadas as questões. Mas você se permitiu a abertura necessária para acolher um pouco serenidade e paz: o necessário para refazer as suas forças.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 08 de maio de 2014.

Furacão (também chamado de ciclone ou tufão): ocorre em mares de águas muito quentes (acima de 27°C) e refere-se à mais forte tempestade da natureza, com até 1.000m de diâmetro e ventos a partir de 120km/h. Em seu centro ou 'olho' (de até 16km de diâmetro) é bem calmo, porém o turbilhão ao seu redor há ventos de mais de 300km/h.
Tornado: tormenta violentíssima que ocorre em qualquer lugar, cuja duração é de até três minutos. Sua base ou 'funil' tem poucos metros de diâmetro e ventos de até 800km/h, e arrasa tudo no seu caminho.

Nenhum comentário: