Pesquisar este blog

18 de jun. de 2015

Desmanches e remontes

Desmanches e remontes criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 18-06-2015
Desmanches e remontes*, criado em 18-06-2015.

Em todas as operações da arte e da natureza, nada é criado:
uma mesma quantidade de matéria existe antes e depois do experimento.
Nesse princípio se baseia toda a arte da experimentação em química.
[Atualmente, o princípio foi simplificado: Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.]

(Antoine Laurent de Lavoisier — Tratado Elementar de Química)


Estar de bom humor ajuda a analisar temas difíceis ou sombrios. Lição que aprendi há muito, aprendizado é algo para ser buscado e quem aprende evita muitas circunstâncias adversas. Me permitam compartilhar esse tópico: o que ocorre quando somos desapropriados de algo? Em outras palavras, qual as consequências dos desmanches alheios à vontade consciente?

Sim, desejamos — e muito — inconscientemente. Aliás, para alguns estudiosos, só assim. No momento em que a consciência se torna sensível ao acontecimento, muito já foi absorvido ou perdido em função do que foi atraído e que nos atingiu.

Essa é uma proposição que abrange quase tudo que vivenciamos. Fazemos encontros diários com capacidade de se tornarem os transformadores do nosso mundo. É fato que, uma vez realizados, seremos outra coisa depois deles. O que, depende da composição realizada.

Dizem que há amor a primeira vista. Que é possível que, em questão de segundos, hormônios e psiquê promovam o desmoronamento do padrão de realidade cotidiano, da noção de tempo e da razão. É o tal do 'pozinho de pirlipimpim' que torna tudo mágico. Não é o meu caso, uso o exemplo para radicalizar a desestruturação que é promovida em alguns instantes da vida e que pode ser propagada para o resto dela.

Idealismos ou ilusionismos à parte, certamente há forças de atração que atuam nos encontros (e desencontros, também!) e promovem alterações drásticas em alguém. Desfeita a estruturação conquistada com enorme esforço, o que fazer? Como reagir?

Potência e vontade podem redefinir o que foi alterado, disperso ou assimilado? E aqui é preciso um olhar mais acurado: se ficamos alterados, haverá condições de reestruturação que não elimine as capacidades ou os elementos motivadores de antes?

Muito do que construímos como estrutura de vida nos potencializa, nos dá um certo nível de manipulação ou controle. Mas podem tornar-se imobilizadores em relação a novas capacidades. Seria este um caso de a razão ser sabotada pela vontade de ultrapassamento?

Sem respostas, me disponho à investigação. Como artifício, vou alinhavando ideias, produzindo questões e tentando relacioná-las com o conhecimento acumulado. Não sou do tipo que se paralisa diante de questões. Desafios estão em nosso caminho como bons instrutores, se assim o permitirmos. Se construí uma questão, certamente a resposta está a caminho.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 18 de junho de 2015.

* O conceito de desmanches está associado aos locais de receptação de carros para retirada de peças. Vendidas por preços inferiores ao de mercado, elas são remontadas em outros carros. Tanto o vender quanto o comprar peça roubada são atos ilegais. O pior prejuízo que causa é incentivar o roubo de carros, que pode vitimar até mesmo quem comprou as peças.

Nenhum comentário: