Pesquisar este blog

22 de jun. de 2014

Ah, é só um recado.

Recado, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 22/06/2014.
Recado*, criado em 22/06/2014.

Mas, para meu desencanto, o que era doce acabou.
Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou.
E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor,
depois da banda passar cantando coisas de amor.

(Chico Buarque de Holanda — A Banda)

— Muitas vezes – disse ele resignado – tudo se afigura não só como se tivéssemos
duas maneiras diferentes de exprimir-nos e falar,
cada uma delas só podendo ser traduzida na outra em forma de insinuações,
porém, mais ainda, como se fôssemos dois seres absoluta e radicalmente distintos,
que jamais poderão chegar a se entender mutuamente.
Parece-me extremamente duvidoso apurar quem de nós dois seria propriamente o ser humano,
autêntico e de pleno direito, tu ou eu, se é que um dos dois o é realmente.

(Hermann Hesse — O jogo das contas de vidro, p.370-371)


Da minha janela eu vejo um céu lindo: azul, com nuvens e iluminado.

Lá no fundo tem alguém soltando cafifa, não muito hábil, tal como eu fui. Absorvo o fato: o sentimento estrutura a felicidade no momento.

Chatice são as antenas no alto dos prédios, só querem enroscar a linha que passa ao seu redor. Vida de cidade bem desordenada, a área de lazer é o meio fio asfaltado — o da casa do vizinho.

Desbota, para mim, as cores da felicidade alheia, que continua alheia a minha avaliação.

Há um povo chamado de brasileiro, cuja resiliência é ímpar, que possui a habilidade de tornar brinquedo qualquer lixo que encontrar pelo caminho. Na falta, se corre de um lado para outro, ou um do outro.

É uma chama que se acende no interior e teima em fazer mágica com a triste realidade que ainda cerca tantos: sua riqueza é a alegria.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 22 de junho de 2014.

* Nenhuma proposta de vida política que despreze a capacidade de [re]criação dessa brava gente brasileira terá condições de permitir que sua felicidade aflore, onde quer que seja.

Nenhum comentário: