Pesquisar este blog

8 de abr. de 2014

Complicado

Complicado, criado por Wellington de Oliveira Teixeira, em 08-04-2014
Complicado, criado em 07-04-2014

Penso nisso:
se foi mal ou entendido, vai ficar mal-resolvido.
Ignoro, pois um caso deixa marcas mas não mata.
O respeito é garantido, a escolha é honrada;
Vá seguindo o seu caminho que eu vou por outra estrada.

(Outra estrada - Wellington de Oliveira Teixeira)


Não.

E dessa vez eu quis começar com uma negativa para depois me afirmar: eu não sou uma pessoa fácil, nem de se lidar! Quando o fluxo dentro de mim se esvai, sou um escorpião exposto ao mundo (que se desidrata e morre). E há quem diga que ele se suicida!

De novo, não. Rota suicidária não faz parte do meu caminho. Solidária, companheira e apaixonada, sim. Mas rotas são planejamentos que fazemos. Quem disse que o caminho deixará o traçado se materializar?

Mas sou tão insistente e persistente que ultrapasso limites, de vez em quando os meus. Também consigo ser transmorfo se a situação exigir. Largo o chão e ganho asas, deixo a casca (e tudo o que fui antes) queimar e me permito carregar apenas o essencial: as marcas que ninguém apaga, nem eu.

Lagos são bons para mergulhar. Mergulho fundo nas minhas lágrimas, se um dia foram de sangue, tudo bem, também. É um processo que chamamos de chorar. Mas seja muito cuidadoso, pois há diversas formas da água cair: pela dor física, pelo sofrimento emocional ou espiritual. Descobri, literalmente sem querer, que quando a alma não se contém a água que nos dá vida sai do corpo e leva com ela parte do desespero. Legal isso. Parece que a vida nos dá um mecanismo para nos ultrapassarmos. Superarmos o que não seria possível e, apenas por alguns momentos, nos permite gerar uma nova estratégia para seguir.

Não sei você, mas eu gosto de mudar, trocar as coisas de lugar, substituir quadros e me permitir um novo olhar ao meu redor. E faço isso extravasando o conteúdo que se estragou dentro de mim - deve ter sido por descuido! - senão o mal pode ser pior.

Também gosto de ouvir músicas. E, ao contrário de muitos, não fico remoendo nada. Música é uma estrada sonora que meu espírito aprendeu a seguir. Percorro refazendo as partes mais desgastadas. Então, como você deve ter imaginado, minha play-list ficou no repeat até eu conseguir projetar algo representativo desse momento.

E, acabei de rir de mim mesmo porque não a substituí ainda. Mas não o fiz porque tocou um trecho que eu adoro: the mountains shall be removed...

Reassisti essa semana um filme lindo (O mistério da libélula) que me impactou com a imagem desse inseto alado que no Japão é um popular símbolo poético do outono. Pontos de vista religiosos à parte, a representação da beleza de uma procura insana, da fé que movia corpo e alma, apresentados nessa obra, é emocionante. Marcou, com a questão de morte e uma nova vida, tanto que a utilizei (garanto que foi só agora que percebi o ato falho que cometi!) para me expressar imageticamente nessa ilustração.

Se eu dissesse, 'viu como eu sou complicado?' seria pretensão minha?

Wellington de Oliveira Teixeira, em 08 de abril de 2014.

* Do livro Uma Estranha Realidade, de Carlos Castaneda, destaco trechos que realmente valem a pena ser analisados:
Para ser um guerreiro, e preciso ser claro como um cristal.
Um guerreiro vive estrategicamente. Nunca carrega fardos que não suporta. Um guerreiro deve sempre estar preparado para combater.
O espírito de um guerreiro não é dado a caprichos nem reclamações, nem a vencer ou perder. O espírito do guerreiro só é dado à luta, e cada embate é a última batalha de um guerreiro sobre a face da terra. Assim, o resultado lhe importa muito pouco. Em sua última batalha na terra, o guerreiro deixa seu espírito correr solto, livre e claro. E enquanto trava sua batalha, sabendo que sua vontade é impecável, o guerreiro ri-se a grande.
Todo e qualquer ato, pode bem ser a sua última batalha. Logo, em sua vida diária o guerreiro escolhe seguir o caminho com coração. É a escolha constante do caminho com coração que torna o guerreiro diferente dos homens comuns. Ele sabe que um caminho tem coração quando é um com ele, quando sente muita paz e prazer percorrendo sua extensão.
As coisas que o guerreiro escolhe para fazer seus escudos são os itens do caminho com coração.

Nenhum comentário: