Pesquisar este blog

28 de fev. de 2016

Interagir visando se fortalecer

Expansão, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 27-02-2016.
Expansão*, criado em 27-02-2016.

Se numa determinada sociedade há muitos indivíduos que vivem submetidos às relações que não combinam com a sua natureza, é evidente que, durante a maior parte da vida, eles tenham um constrangimento cada vez maior da sua potência de agir e de pensar, e tornam-se cada vez mais ignorantes dos afetos que são capazes, excedendo, muitas vezes, a capacidade de serem modificados; além disso, por viverem tristes e impotentes, estão muito vulneráveis aos afetos de ódio, ira, vingança e outras paixões nociva […].
(Amauri Ferreira — Introdução à Filosofia de Spinoza, p.82-83)


Alguns se confundem com frases do tipo 'Corpos são substâncias com propriedades e capacidades que interagem entre si'. Facilito: tudo que existe, para sobreviver, se relaciona de acordo com as condições do momento. Sentir fome e sede ou amor e ódio fazem parte da vida. O diferencial é como cada ser age ou reage, impelido por esses estímulos.

Com o esforço ao máximo no uso da capacidade de raciocinar (identificar e ordenar os elementos) e de pensar (criar estratégias) ganha-se maior autonomia, isto é, não se deixar levar pelas correntes do senso comum, evitar os assujeitamentos, superar as forças que enfraquecem a própria potência de vida.

Pode parecer banal, sem valor, mas qualquer encontro que se faz tem o poder de fortalecer ou enfraquecer, alegrar ou entristecer. A plenitude está em realizar os encontros de modo a retirar deles maior potência para a expansão de si mesmo e tornar-se feliz.

A disposição mental, psicológica e espiritual funciona como a base, o pano de fundo, para tudo que acontece no cotidiano: decidir encarar o que vier como uma forma de tornar-se mais pleno — não importa o preço exigido —, é o que permite evitar a dualidade do tipo é do bem ou é do mal.

O que isso tem a ver? Seres pensantes buscam sempre novas interações e encontros com o poder de fortalecê-los, mesmo com o que causa uma dor momentânea. E é esse tipo de entendimento que os diferem de quem vive a vida responsabilizando os acontecimentos ou culpando os outros pelo que vive ou deixa de viver.

A vida não é controlável, mas é uma escolha ou decisão individual o modo de reagir perante o que for encarado.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 28 de fevereiro de 2016.

* O conceito de expansão em Spinoza está muito ligado ao de curtir a vida. É possível lutar contra o enfraquecimento ou a tristeza. Esse é um dos maiores atos criativos da humanidade: entender e se assenhorar dos acontecimentos da vida e não se deixar subjugar nem querer julgar o que quer que seja, a não ser para acatar algo que compõe consigo mesmo e fortalece ou rejeitar algo que não compõe e enfraquece seu ser.

Nenhum comentário: