Pesquisar este blog

4 de jun. de 2010

Um anjo de cueca branca

sem título, da zimzoo.com

Não vos esqueçais da hospitalidade,
porque por ela alguns, não o sabendo,
hospedaram anjos.
(Hebreus 13:2)

Já dominamos a energia do vento, dos mares, do sol.
Mas no dia em que o homem souber dominar a energia do amor,
será algo tão importante como foi a descoberta do fogo.
(Teillard de Chardin)

O amor é uma doença da qual ninguém quer livrar-se.
Quem foi atacado por ela não procura restabelecer-se,
e quem sofre não deseja ser curado.
(ditado persa)


Para quem estranhou esse título e a ilustração escolhida, peço um pouco de paciência. Tem tudo a ver com um acontecimento que tive a oportunidade de vir a conhecer, por meio do relato de uma pessoa amiga e que vou narrar, agora. Aconteceu na véspera de um feriado de corpus christ, como esse de hoje.

Essa pessoinha gosta muito de viver intensamente e é bastante ativa: agenda social lotada, faz parte do seu cotidiano. Está sempre cercada de companheiros - amigos e amigas - em todos os lugares.

Vibrante poderia ser dito que é uma outra grande característica dela: ainda não aconteceu, mas o clima já está 'tenso' - uma expressão que ela me ensinou, a pouco tempo, e que serve para dizer praticamente tudo, principalmente vibrante e exuberante, desde que ocorram simultaneamente. A língua portuguesa brasileira é pródiga em se superar!

Quem costuma se utilizar de mensageiros eletrônicos (messenger ou outro) sabe que basta acrescentar um emoticon (imagem que denota um sentimento) em suas frases para que ganhem mais força de expressão. E numa dessas conversas noturnas, após minha chegada do trabalho, tive uma grande surpresa. O diabinho vermelho e saltitante estava em dose dupla na frase: o clima do outro lado estava 'tennnnnsoooo'.

Curioso com tanta agitação, pensei 'o que aconteceu?'. E eu, rapidamente, digitei a pergunta. A resposta inesperada foi a de que ela tinha encontrado um milagre, um acontecimento sem par, algo como se alguém tivesse um unicórnio trotando em seu quintal.

As frases que se seguiram, até agora, me fazem rir:

Acabei de ficar com um garoto que nunca vi na minha vida. Cara ele foi embora.
Ele chegou à meia noite, disse que era de São Paulo, que veio ver a vó dele, etc.
Conversamos.
Meu deus, estou de boca aberta comigo. ASUHASUHSAHUAS.
Muuuuuuuuuuuuuito feliz.
Nossa ganhei meu dia, completamente! Nossa, estava sem fôlego.
Que cueca box branca perfeita. Fiquei louco só de olhar.
Eu quero que todo dia bata um desconhecido assim na minha porta!

Estou até acostumado com as explosões emocionais dessa pessoa, mas nunca tinha visto com tal intensidade: Os diabinhos saltitantes estavam em todas as frases.

Acontece que eu acredito que vida é um caldeirão de vivências e que podemos aprender com cada uma - as nossas e a de nossos semelhantes. E, esse episódio, é marca registrada disso: a vivência de alguém transbordar e contagiar quem dela participa ou toma conhecimento. Pra mim, isso é potência de vida. E é bom que todos possam desfrutar de momentos que os elevem à enésima potência de sua alma. Confesso ter ficado um pouco enciumado com a força da sua experiência.

Ainda falamos de livros, de encontros com amigos, quando a poeira baixou um pouco. No fim da conversa, algo me inspirou a dizer: 'vai sonhar com o seu anjo... hora de eu ir dormir.'

E, já na minha cama, antes de fechar os olhos imaginei um anjo de cueca branca.

Tive que rir.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 04 de junho de 2010.


* Porrinha é uma figura!

Nenhum comentário: