Pesquisar este blog

25 de dez. de 2009

Irai-vos

Irai-vos,criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 25/12/2009 Irai-vos, criado em 25 de dezembro de 2009

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,...
(Bíblia - Efésios 4:26)
Num bate papo:
Ontem fiquei meio 'revoltado' com essa parada de natal. Vou te explicar: é por que o pessoal fez um evento ontem para doar roupas, brinquedos e comida para o pessoal da da área onde organizam festas, só que o que me revoltou é porque eu já os vi 'expulsando' as crianças da região dos eventos - crianças de 7, 8 anos q estão sempre por ali.
Esse é um dos exemplos do que me revolta... acontece isso direto sabe, um outro exemplo é daquele pessoal que o ano inteiro não dá lugar aos idosos no ônibus, e chega neste período quer fazer doação para asilo. Para mim, demonstra o quão hipócritas eles são (é por isso que eu parei de andar de ônibus... agora eu não tenho q dar lugar para ninguém... )


Relaxa um pouco, foi o que eu disse.


Sim, é essencial não nos acomodarmos diante de atitudes questionáveis. Por conta do nosso próprio processo de vida devemos usá-las para entender como não devemos agir.

E, sim, a ira é algo precioso. Mas a atenção deve ser redobrada quando ela se manifesta, pois pode se tornar um impecilho quando paralisa ou consome a energia de uma pessoa.

Talvez por isso esteja escrito nas bíblias Irai-vos, MAS não pequeis: NÃO DEIXEIS QUE O SOL SE PONHA SOBRE A VOSSA IRA. Mas, o que significa isso? Simples: não durma irado. Aconteceu como um alerta, como uma avaliação do seu ou de outro comportamento. Mas acabou, ela já cumpriu a sua função.

Diante de injustiças, de intolerâncias, de ódios, de prepotências, do sofrimento, das guerras é saudável nos irarmos. Inclusive Deus se ira e, sendo ele perfeito, devemos avaliar a ira como algo bom.

O ódio, por outro lado, é a permanência da ira dentro de nós e causa a amargura, retira a energia que poderia ser utilizada para boas causas. Além disso, tende a nos fazer acreditar que podemos julgar as pessoas, o que me parece ser algo inconcebível: cada um tem seu caminho próprio e não há como sabermos a vivência, os problemas, as questões que cada um carrega para agir como age.

Então eu creio que devemos avaliar as atitudes e não os atos. Se uma atitude nos parece ser errada, usamos essa percepção para ensinar a nós mesmos como não deve ser. E, para mim, para mentalizar, desejar, orar e enviar uma energia positiva para quem me parece, naquele momento, precisar. Ou, como eu já disse, um pouco de luz.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 25 de dezembro de 2009.

* Pablo, sempre podemos ampliar a nossa visão de mundo, então, nunca a restrinja!

Um comentário:

Anônimo disse...

faz sentido, principalmente a parte de dormir em paz.