Pesquisar este blog

22 de jul. de 2017

Prepotência é marca de impotência

 criado por Wellington de Oliveira Teixeira em  em 22-07-2017.
Plenipotenciário *, criado em 22-07-2017.

Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o príncipe era o asteroide B612. Esse asteróide foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.
Ele fizera na época uma grande demonstração da sua descoberta num Congresso Internacional de Astronomia. Mas ninguém lhe dera créditos, por causa das roupas que usava. As pessoas grandes são assim.
Felizmente para a reputação do asteroide B612, um ditador turco obrigou o povo, sob pena de morte, a vestir-se à moda europeia. O astrônomo repetiu sua demonstração em 1920, numa elegante casaca. Então, dessa vez, todo o mundo se convenceu.

(Antoine de Saint Exupéry - O pequeno príncipe, p. 19)


A potência se caracteriza por expandir o campo de possibilidades pessoal, não por reduzir o de outros. Quanto mais capaz alguém se torne, menos preocupação terá com o nível alcançado por qualquer outra pessoa, inclusive aqueles que desejam se situar como concorrente.

Em uma sala de prova ou concurso, o comportamento de quem tem domínio do assunto é estar concentrado no próprio desenvolvimento das respostas; quem busca copiar ou reproduzir o que outros fazem demonstra imediatamente a sua incapacidade.

Diferentemente do expresso em 'o que vem de baixo não me atinge', característico da prepotência, quem é grande, potente e capaz não tem esse tipo de preocupação, está ocupado demais em seu desenvolvimento pessoal; até mesmo quando auxilia os que estão ao seu redor, como parte integrante de seu processo de aprimoramento.

A lógica é simples, interagir com pessoas mais capazes amplia as possibilidades de alguém aprender – não interessa o nível que já alcançou. Meu mundo se torna melhor na medida em que aumenta o número de pessoas qualificadas nele. E qualificadas não se refere ao poder financeiro ou intelectual, mas a uma atitude verdadeira perante a vida e a uma busca de plenitude.

Na prática, diariamente observamos diversos comportamentos arrogantes utilizados visando a desqualificação alheia. Seus autores 'se achando', enquanto apenas se envergonhando perante todos: toda forma de prepotência assinala o medo da impotência, ou ela própria.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 22 de julho de 2017.

*
plenipotenciário
1. que tem plenos poderes.
2. agente diplomático investido de plenos poderes, em relação a uma missão especial.

Nenhum comentário: