Pesquisar este blog

29 de out. de 2009

Sem invadir a sua plenitude

Sem invadir a sua plenitude, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 29/10/2009
Sem invadir a plenitude, criado em29/10/2009

"Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,
nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio dia.
Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido."
(Bíblia - Salmo 91:5-7)



Quase que diariamente, somos provocados em relação aos nossos modos costumeiros ou rotineiros. Estamos acostumados a ouvir que devemos ultrapassar os nossos limites e ir além. Pode parecer ingenuidade minha, mas será que isso é algo que, em si, pode ser considerado bom?

Quando me perguntam 'Com relação a nós mesmos, o quanto devemos ir adiante?' eu quase sempre prefiro dizer 'A medida do seu possível'. E, às vezes, chamo isso de medida da plenitude do ser.

É muito difícil termos consciência de todos os aspectos de uma questão para tomarmos a decisão mais sábia, principalmente quando essa decisão pode interferir, diretamente, na vida de outras pessoas. Exatamente por isso precisamos ter a clareza de que demos o melhor de nós e de mantermos a consciência tranquila, assim não há razão para arrependimentos ou remorsos.

No entanto, nenhum desses motivos justifica a paralisia e a preguiça: aos poucos, vamos acumulando experiências (de trecho em trecho) e sabemos que devemos dar um próximo passo, sem o medo de ir adiante.

Nessas horas, o erro está em não se expressar plenamente, experimentar, aprender. O medo de errar, está presente em todas as decisões que tomamos desde que nascemos - o medo de se machucar, também. Mas a satisfação de ultrapassar os seus limites e aprender algo novo, vai além deles.

Amigos são os que nos incentivam a ir para a vida com mais atenção e cuidado - isso, até hoje, é o que define um parceiro de vida pra mim - e, também, os que ousam nos dizer: Vá em frente, você já é capaz!

E, avaliada a medida de sua plenitude, é o que se deve fazer.


Wellington de Oliveira Teixeira, em 29 de outubro de 2009.

*
Pensando em algo pra escrever para meu afilhado Pequenininho (Felipe Marques Leitão - fotos da arte), hoje, dia do seu aniversário.

Nenhum comentário: