Pesquisar este blog

17 de jun. de 2017

Fenômenos regressivos

Regressões criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 17-06-2017.
Regressões*, criado em 17-06-2017.

Em estatística, regressão é uma técnica que permite explorar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes específicas (variáveis explicatórias).


É bastante comum observar atitudes de adultos consideradas infantis, em diversas situações no cotidiano. Muitas das quais regidas apenas por reação, por descontrole, por impulso.

Atitudes que remetem a um retorno ao modo de agir de crianças, em seu período inicial de formação, são chamadas de fenômenos regressivos. É uma queda evidente na capacidade de raciocinar e de se posicionar em um nível mais elevado. Exemplo simples, apontado pela psicologia comportamental, é a reação tempestuosa de uma criança vendo a mãe dar atenção e carinho a outra, sentido-se preterida: raiva e estardalhaço. No senso comum, ciúme.

Supõe-se adultos os que ultrapassam as fases da evolução no aprendizado racional e emocional. Mas não é bem assim. Toda estrutura tem suas brechas, rupturas, elementos mal acabados ou não inteiramente consolidados.

Na sociedade, encontros de interesses reúnem as pessoas. Alguns determinam ser um certo elemento o detentor de qualidades superiores que merecem o respeito, carinho e defesa; ao contrário de outros: tornam-se agremiações de times, partidos e religiões.

As disposições sociais, como as torcidas, quando perdem o sentido de preferências pessoais, válidas para todos, se tornam pontos de discórdia, ultrapassando o efeito lúdico de diversão, da competição saudável que potencializa seus participantes a se ultrapassarem. Exacerbadas, tendem a acarretar rivalização a ponto de sujeitos perderem a noção, a razão e a humanidade. Excitados pela grande descarga hormonal grupal, alguns se transformam e agem de forma automatizada — como as reações produzidas por feromônios em diversos outros elementos do reino animal. Seus comportamentos regridem a razão a baixíssimos graus.

Como esses comportamentos exigem descargas de doses contínuas, muitos buscam produzir o mesmo efeito dos hormônios e feromônios – uma droga no organismo de um drogadicto – em qualquer situação, mesmo as totalmente fora do contexto. Forjam-se situações para dar vazão às próprias inquietações, incapacidades: constroem-se as regressões. Polariza-se um determinado fato e, mesmo que completamente inadmissível socialmente, ganha sustentação por determinado grupo.

Essa é uma leitura possível de ser feita a respeito dos discursos de ódio e práticas violentas da atualidade, no país. Extremismos ou fundamentalismos, então, podem ser entendidos como uma regressão da humanidade, onde tudo só tem sentido na satisfação de desejos pessoais, do contrário, o 'ciúme' toma a cena, obscurecendo a mente, e todo o descontrole de que ele é capaz se materializa: os tais dos crimes passionais.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 17 de julho de 2017.

* The Third Wave, de Ron Jones, relata um experimento de 1967, que objetivava esclarecer o surgimento e a ascensão do nazismo. Em cinco dias foi encerrado, pelo temor de se tornar inteiramente fora de controle. Demostrou a rapidez com que ideias e comportamentos de massa, antes inaceitáveis, podem se propagar. Foi filmado (A Onda) e utilizado para fins educativos, dando origem a inúmeras peças e grupos de estudos. Incrivelmente, criticado por grupos fundamentalistas, no Brasil.

Nenhum comentário: