Pesquisar este blog

7 de mar. de 2015

Complicação involuntária

Complicação involuntária criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 07-03-2015.
Complicação involuntária *, criado em 07-03-2015.

I can see your heart is tired and your courage has worn thin, you wonder how long you will have to hang on, but when my love comes in, you'll be strong again.
And it's not by might, not by power, but by my Spirit says the Lord.

(Leslie Phillips — By my Spirit**)


A complicação é algo que involuntariamente produzo.

Algumas pessoas amigas questionam a respeito dessas imagens carregadas com centenas de camadas sobrepostas, confundindo qualquer tentativa de classificação.

Vez após vez me empenho em torná-las mais simples, algo palatável como pequenos agrupamentos identificáveis. Invariavelmente este resultado me escapa e, quando aceito simplesmente reduzir, a insatisfação se impõe.

Loucuras que vem e vão, só consumidas por substanciação na profusão de palavras e imagens.

Já tentei racionalizar afirmando que o complexo em mim não permite reducionismo. Legal a frase, né? Diz tudo, mas resolve nada. Vez após vez, retorno ao ponto de partida: uma tela em branco.

Hoje lido com a antecipação de um fantasma que me assombra. Essa situação, sei de cor e salteado. Permita-me um aparte: intrigante essa locução ora qualitativa ora modal, aprendida na infância para dizer, simplificadamente, um saber que ultrapassa o entremeado e o desordenado.

Hora de trazer o desassossego à tona e enfrentá-lo. Reafirmar que toda dor tem um modo de cessar e entender queque, diante de coisas não extirpáveis sem que rumemos à inexistência, resta minimizar os efeitos colaterais e prosseguir. Sentimentos desbotados não precisam ser evocados, sempre descobrem uma brecha para se manifestar. Igualzinho a essa lágrima solitária que desce pelo meu rosto.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 07 de março de 2015.

* Um exemplo disso são as cicatrizes que carregamos: nos fazem recordar o machucado e a dor vivenciada, mas nos reafirmam a capacidade de superação.

** Em tradução livre: Posso ver seu coração estafado e sua coragem por um fio, imaginando o tempo que ainda terá que suportar. Mas quando meu amor o invadir, você se fortalecerá mais uma vez. Isto não é pela força, nem pela violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.

Nenhum comentário: