Pesquisar este blog

23 de jul. de 2011

Sincronia e Diacronia

Coração Metálico, criado por Luiz Carlos da SilvaCoração Metálico, criado por Luiz Carlos da Silva**

Saussure indica os dois eixos que "todas as ciências deveriam ter interesse em assinalar":
O eixo das simultaneidades,
concernente às relações entre coisas coexistentes,
de onde toda intervenção do tempo se exclui, e
O eixo das sucessões
sobre os quais não se pode considerar mais do que uma coisa por vez,
mas onde estão situadas todas as coisas do primeiro eixo com suas respectivas transformações."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diacronia)

Tentar explicar o que acontece em momentos de sincronia total é algo muito difícil.

Palavras como irreal, incrível, magnífico precisariam de um upgrade para começarem a se aproximar daquilo que se tenta dizer.

Amar e fazer amor podem ser coisas diferentes no cotidiano. A realidade do mundo atual criou uma certa mistura de termos.

A atualidade é muito passageira (Heráclito e Clarisse, vocês firmaram escola!) e, momentaneamente falando, os conceitos de hoje não me satisfazem. Sexo por sexo, pode até ser interessante para adolescentes com cargas hormonais tão potentes que desequilibram quaisquer tentativas de racionalizar. Não para um homem maduro.

E, entendam bem, não vejo problema algum na sexualidade adolescente. Vivi a minha cota e, como muitos, fui impulsionado a expressá-la em ocasiões e de formas muito estranhas, constrangedoras, complicadas. E, claro, com (in)consequências (in)esperadas. Com ou sem realização pessoal. Mas com os conflitos, fui me construindo como ser sexual e agradeço a todas as pessoas que contribuíram para a construção do que eu chamo de meu equilíbrio emocional.

E esse é um outro conceito muito frágil. Todo mundo sabe que uma paixonite o desmorona com facilidade.

Mas um amor antigo merece respeito. Segundo meu irmão, 'anos de casa contam'. Não se constrói uma conexão limpa e clara sem doação, sem entrega, sem abertura para receber e aceitar a entrega do outro, sem pequenas ou grandes brigas ou rancores, sem intimidade.

E, nem acredito que pensei nisso, um único encontro pode valer muito e superar os muitos anteriores. É que lembrei-me do nosso anterior. Claro, que poderia ter sido apenas um outro nessa série tão antiga, tão simples, e que já conta com o esperado de ser mais um ótimo. Esse não.

Tento me recordar os toques, carinhos, olhares, silêncios que já compartilhamos. Me permito revisitar uma história com altos e baixos (muito mais altos que baixo, diga-se de passagem...) e prefiro sentenciar mais uma vez que não houve outro igual.

Outra vez, sim, pois por várias vezes a vivência superou a expectativa e a experiência elevou um nível a mais o jogo do amor.

E, como bom amante que sou, prefiro guardar comigo todo o sentimento do momento e permitir que a energia extra gerada reafirme as bases do amor e provoque a urgência de mais um encontro.

O que aconteceu? Simples (?) sincronia de corpo, de alma e de espírito. Um instante de puro êxtase que perdurou muito depois que fui embora.

De novo, obrigado por permitir a minha invasão ao seu interior e por me dizer que isso gerou plenitude em você.

Foi de uma sincronia mágica, pra mim também.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 23 de julho de 2011.

* Tomei emprestado termos/conceitos da linguística para comentar um momento especial dentro de uma sucessão, também especial.
** http://www.fotografodigital.com.br/luis-carlos-da-silva-10474.html

Nenhum comentário: