Pesquisar este blog

2 de jan. de 2018

Questões de vida e da vida

Inesperado, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 02-01-2018.
Inesperado *, criado em 02-01-2018.

Eu sou um novato aqui! Estou apenas começando! Sou eu que tenho que aprender com vocês!
— Tenho dúvidas sobre isso, Fernão – disse Sullivan, ao seu lado. – Você tem menos medo de aprender do que qualquer outra gaivota que conheci em dez mil anos.
O Bando ficou em silêncio, e Fernão se mexeu, constrangido.
— Podemos começar com o tempo, se você quiser – disse Chiang –, até que você possa voar para o passado e o futuro. Então, você estará pronto para iniciar o voo mais difícil, mais poderoso, mais divertido de todos. Estará pronto para começar a voar para cima e aprender o significado da bondade e do amor.
(Richard Bach — Fernão Capelo Gaivota, p. 58-59)


Ser surpreendido acontece. Mesmo naqueles períodos em que tudo parecia tranquilo, o inesperado nos visita. E, como tudo o mais que nos afeta, atinge [in]diretamente também aos que estão ao redor.

Aquela cabeça-d'água que alcança os acampantes ou visitantes ribeirinhos e pode levar consigo muita coisa, inclusive vidas. Outro exemplo é o surgimento muito gradual de ondas que, por não ser percebido, se torna repentino e também leva outras tantas coisas.

Não basta ser cauteloso. Imprevistos são exatamente o que a palavra significa, não se pode prever. Porém, como tudo o mais, uma dose de precaução minimiza as consequências.

Para os sobreviventes, com o passar do tempo as marcas irão sumindo. Exatamente como o efeito das ondas sobre a areia: o susto passa, o machucado sara, os objetos são substituídos por novos ou reservas.

As lições são as únicas que permanecem e devem ser assimiladas em sua totalidade. Para isso, é preciso identificar e ir à fundo nas análises de cada detalhe. Há o fato imutável, assim como seus efeitos imediatos. Tudo o mais é uma decisão pessoal de como encará-los e absorvê-los.

Aqui se diferenciam os seres pensantes: tudo é um desafio e nestes não há valoração moral de bem ou de mal, há uma oportunidade imensa de crescimento pessoal. Quando assimilados, mesmo que parcialmente, se tornam parte da bagagem que constitui sua capacidade individual, o fruto de sua luta para fazer dessa vida algo que vale à pena.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 02 de janeiro de 2018.

* As experiências vividas neste 1º de janeiro de 2018 ficarão marcadas no corpo e na alma e tornarão mais forte essa vontade de superação. A camiseta que criei e usei na virada do ano dizia: na frete 'trânsito, transitar, transição, transformação' e, nas costas, 'A água do rio só tem duas opções FLUIR ou PARAR, tornar-se mar ou estagnar'. Uma boa lição da vida para a minha vida.

Nenhum comentário: