Pesquisar este blog

11 de out. de 2017

Descrédito e Desistência

Impossibilidades, momentâneas criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 10-10-2017.
Impossibilidades momentâneas, criado em 10-10-2017.

Apatia
Estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse, insensibilidade, indiferença.
falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.


Lutar é algo que não se faz com armas e, sim, com a vontade. Seres que a fortalecem possuem capacidade imensa de resiliência perante as impossibilidades momentâneas; são sempre capazes de constituir novas rotas quando a atual se desmorona – e o mais incrível, conseguem usar os destroços como ponto de partida*.

Um dos efeitos mais nefastos que eu conheço na vida é o imobilismo da catatonia depressiva: nada afeta, nada estimula, nada mais ganha valor. Acontece diante da repetição ou persistência dos elementos que enfraquecem as forças do desejo.

Desistência não é algo simples. Avançar é um imperativo da vida, que luta sempre contra os movimentos paralisantes. Porém, há forças políticas e sociais que promovem o descrédito continuamente. Importa a elas que a população fique imóvel, insensível à realidade, adotando a prática de quem já desistiu de tudo: apatia severa onde qualquer coisa serve, a despeito do mal que lhe cause.

Não importam os obstáculos, o nível de energia momentâneo, nem mesmo o grau de ignorância acerca do momento atual, quando a vontade se afirma e o desejo exige expressão. Há infindáveis possíveis querendo se realizar por aí, a despeito do que querem nos tornar e nos fazer acreditar, visando subjugar nossos sonhos.

Além disso, vontade pode e deve ser coletivizada. É possível criar uma rede de interlocução, de troca, de apoio e de transformação. É necessário desconstruir os discursos de 'verdades' absolutas que só enfraquecem o tecido social. Predeterminações e preconceitos são armas para gerar poder para muito poucos. Guerras nunca tem nada de 'santas', são sempre fruto do abuso do poder e da ganância.

Quanto mais vejo a promoção da inércia, fica mais clara a necessidade de me mobilizar para incendiar as vontades, produzir colaboração em todos os níveis. Parodiando o Lulu Santos, 'nós somos muitos, não somos fracos… nós somos um só coração sangrando pelo sonho de viver'**.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 10 de outubro de 2017.

* Historicamente, a produção de falsidades induz ao descrédito, inclusive ao aprisionamento, de personalidades que lutam pelo direito popular: foi assim com Mahatma Gandhi, com Martin Luther King, com Nelson Mandela e tantos outros.
O mais impressionante é verificar que o recurso mais sistematicamente utilizado, atualmente, na internet, por quem tem condições financeiras, é o da compra de 'Curti' e de 'comentários e postagens favoráveis'. Robôs virtuais iludem a população sobre ser boa ou ruim, para a maioria, uma ideia, desconstruindo um dos conceitos mais importantes para a democracia.
Produzir, antecipadamente, a sensação de derrota tem sido a grande estratégia que despotencializa a vontade de luta e impede o melhor do esforço individual e coletivo. Recurso muito utilizado em todos os encontros onde há disputas, o blefe ilude o virtual vencedor e o leva a desistir..
.
** Lulu Santos - Tudo Azul.

Nenhum comentário: