Pesquisar este blog

24 de jan. de 2015

Engrenagens

Engrenagens criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 23-01-2015.
Engrenagens*, criado em 23-01-2015.

Assim, o corpo é um modo da extensão e a alma é um modo do pensamento. A natureza humana repete de maneira finita a mesma estrutura que possui a substância infinita. A alma é ideia do corpo. O corpo é uma máquina complexa de movimento e de repouso composto por corpos menores, que por sua vez são máquinas de movimento e de repouso. É pelo corpo que tomamos contato com a realidade extensa exterior, isto é, com os demais corpos, com os quais interagimos. A alma, ideia do corpo, não é um reflexo do corpo, mas a consciência do corpo e de sua inteligibilidade, bem como a de outros corpos. Corpo e alma são totalmente individuais — são individuais no plano da existência e no plano da essência.
(Spinoza — Coleção Os pensadores, p.14-15)


Mesmo alguns mais experientes teimam em ir adiante acreditando que controlam as engrenagens que movimentam sua vida e dão rumo aos seus caminhos. Apostam nisso por terem, em alguns aspectos delas, determinado nível de controle.

Se eu fosse avaliar os caminhos no aprendizado, meu e de alguns outros seres pensantes com quem tive contato, diria que em várias ocasiões fazemos apostas de todas as fichas numa determinada bola da roleta. Como todo estatístico dirá, alguma hora se acerta, mesmo contra milhões de possibilidades contrárias. Tomar essa vez como a que se constitui o padrão é certamente ingenuidade. Então, sou obrigado a concluir que a ingenuidade é o padrão no mundo.

Dos frangalhos, fragmentos, retalhos que nos constituem temos a lição de que a vida se multiplica por divisão da fragmentação de uma estrutura, depois de um único, breve - mas muito potente – momento de união. Essas partes são assimiladas por milhões de outras, a vida vai adiante.

Isso significa apenas que, dentro dos limites possíveis a essa inconstante forma atual que adotamos, temos que agir, buscar encontros com os pedacinhos que possam nos fortalecer e não enfraquecer — muito cuidado com aquilo que dá a momentânea impressão de fortalecimento, mas que cobra um preço imenso depois!

Na linha da razão, nunca descuide de ser um bom agente de manutenção: lubrifique as correias, avalie os anéis e dentes das rodas dentadas, cuide bem das engrenagens acessíveis nesse momento. Quando a percepção mudar, experiencie as possibilidades desconhecidas, os fluxos, de modo a absorver a energia extra que ela confere.

Essa linha de pensamento pode ser ilustrada com sair do dia a dia para uma viagem a um lugar onde a maioria das rotinas se desfazem e as regras se alteram: mais chinelos ou pés descalços que sapatos; mais nudez e bronzeados que uniformes; mais brisa que ares-condicionados. Você sabia que as engrenagens geralmente permitem rodar em mais de uma direção?

Quanto aquelas coisas que escapam ao controle individual, bem, é tentar novas coletivizações, é ampliar o campo de ação dando as mãos a quem está próximo: nenhum conjunto de células isoladas formam tecido, só com a aglutinação elas ultrapassam suas possibilidades.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 23 de janeiro de 2015.

* As engrenagens são conjuntos de elementos que operam em pares (dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra) e a maioria é de forma circular.Elas transmitem movimento uniforme e contínuo como o das escadas-rolantes ou relógios analógicos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Engrenagem)

Nenhum comentário: