Pesquisar este blog

10 de jan. de 2015

Fé na fé

Fé na fé criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 09-01-2015
Fé na fé*, criado em 09-01-2015.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
(Bíblia — Hebreus 11:1)


São duas as vias fáceis para quem não quer se comprometer em buscar entender a parte que cabe a cada um de nós nesse misterioso universo: dizer que Deus ou o homem faz tudo. Ambos os casos exigem fé em um determinado modo e é isso que torna todos seres humanos pessoas de fé.

Mas… a fé não exige qualquer tipo de religião mesmo sendo ela quem sustenta o modo individual ou pessoal de estar no mundo.

Uns poucos incentivam a conciliação entre a fé religiosa e a científica, e encaminham o desenvolvimento de novas noções básicas ou sustentadoras de um novo modo de vivenciar esses mundos que eram, anteriormente, estritamente distanciados. Todos sabem que essa separação promoveu ódios e violências e discriminações e muita morte através dos séculos, e eles querem impedir a progressão disto ou reverter esse quadro.

Dizem que há uma fé cega. Não creio. O que percebo é a produção de ideias geradoras de divisões: somos nós ou eles. Toda e qualquer semelhança é descartada para evitar o que consideram contaminação. Esquecem que enquanto não for adotado o respeito que desejamos para nós para o usarmos com os outros nenhum valor religioso ou científico poderá ser qualificado positivamente como valoroso.

Não é permissivismo acolher um outro respeitosamente, nem desrespeito o declarar nossos valores pessoais. Cada um deve ter a chance de se pronunciar e defender seus valores (fique claro, de forma não agressiva), entendendo que ninguém tem que pensar igual, nem mesmo semelhante para ter o mesmo valor que nos concedemos.

Você pode crer-se certo (e deve!) antes de optar por qualquer caminho de ação, mas permita ao outro a mesma liberdade de opção. Sempre haverá os pontos comuns, as interseções aonde a manifestação de amor poderá ter lugar e desfazer os pontos de desencontros.

Pode até ser que o mundo não se torne aquilo que você deseja ou crê ser o melhor possível, mas certamente será um lugar com mais cordialidade, respeito e, por isso mesmo, com pessoas mais felizes e com chances de serem realizadas. A perfeição individual é aquela plenitude que pode ser alcançada nos mais corriqueiros atos. Busque a sua, facilite a do outro: todo ser necessita e toda contribuição é bem-vinda.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 09 de janeiro de 2015.

* Há uma expressão que gosto muito 'levar fé em', que carrega uma positividade tão grande que envolve a participação ativa de quem a expressa: traduz um crer manifesto, numa aposta em algo, numa força desejante positiva para que algo dê certo.

Nenhum comentário: