Pesquisar este blog

31 de dez. de 2014

Transições

Transições criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 31-12-2014
Transições, criado em 31-12-2014.

Transição ou mudança de fase é a transformação que ocorre em um sistema termodinâmico: variação abrupta em uma ou mais propriedades físicas induzidas por mudanças em uma variável como a temperatura. Descreve transições entre os estados físicos da matéria mais comuns, como sólido, líquido e gasoso e, em casos raros, o plasma.*


Movidos da alegria ao ódio, interferimos nos mundos existentes. Ou você pensa que há apenas um mundo? Cada cabeça uma sentença! Mundos dentro do mundo.

Razões são várias, cada qual com seus paradigmas e lógicas, que confirmam verdades absolutamente contraditórias ou opostas. Sob qual deveríamos encarar a vida?

Ao assumir como absoluto o que uma razão comprova corremos o risco imenso de ignorar outras formas de razão. Por exemplo, há também razão no amor e sustentabilidade de influências nas práticas de uma pessoa ou várias: sob sua égide se decide e se vive. Para bem de uma certa verdade, o mesmo acontece com toda e qualquer forma de emoção, especialmente as coletivas.

Aqui se inserem os rituais de transição. Em cada rito de passagem nos permitimos um imersão na alma do mundo, nas estruturas que nos permeiam como seres sociais. É como um mergulho em um rio profundo. Adentramos muito pouco abaixo de sua superfície, mas isso é o suficiente para retornarmos de um novo modo, com o olhar e sentimentos renovados. Ignorar esse aspecto é, também, ignorar as imensas possibilidades da vida que ficam retidas em cada DNA e na Psiquê de um ser humano.

Ritos cumprem a sua função: conectar pessoas, produzindo um campo de unidade ao seu redor. Quando sua força é amplificada por um propósito, surge uma motivação social. A reprodução, com um toque de novo, do modo de viver.

Vou me permitir um novo encontro com a transição: a do adeus ano velho e feliz ano novo. Vou acrescentar uma dose bem forte de transformação; vou desejar que boas surpresas me encontrem no novo percurso demarcado com os primeiros momentos de 2015; vou me propor a felicidade e sonhar com [im]possíveis.

Antes, deixem-me agradecer por todas as conquistas realizadas por puro esforço ou com a ajuda dos grandes amigos e dos bons adversários. Os desafios foram bons e tornei-me alguém mais forte do que era. Isso, por si, já basta para me trazer ao rosto um sorriso feliz.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 31 de dezembro de 2014.

* Adaptado de Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Transi%C3%A7%C3%A3o_de_fase)

Nenhum comentário: