Pesquisar este blog

18 de ago. de 2014

Forças desejantes

Forças desejantes, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 17-08-2014.
Forças desejantes, criado em 17-08-2014.

O mundo é tudo o que existe trancado aqui: a vida, a morte, as pessoas e todo o resto que nos rodeia.
O mundo é incompreensível. Jamais o entenderemos, jamais desvendaremos seus segredos.
Por isso devemos tratá-lo como aquilo que ele é: um absoluto mistério.

(Dom Juan Mattus)


Desinformação gera incerteza. No plano da saúde deficiente de um ente querido essa é uma afirmação que nos leva a elucubrações díspares. Se por um lado o desejo pela melhora é forte, a falta de respaldo intelectual produz agonia.

Somos seres frágeis, os adoecidos e os que se agrupam na força desejante pelo retorno saudável destes. Somos, também, seres incríveis. Para o bem ou para o mal.

Se pudéssemos medir com um espetrômetro* os níveis energéticos que produzimos quando mentes e corações se agregam com uma única finalidade ficaríamos estarrecidos com a imensa e intensa gama de cores.

O pensamento antigo de que a união é capaz de produzir fortalecimento tem aqui seu respaldo. Assim também, o cuidar do elo que mais se fragilizou e, por isso, se abateu na situação presente, mesmo que em contextos semelhantes tenha se apresentado como o mais forte.

Incapazes que somos, na maioria das vezes, de produzir previsões realísticas quando influenciados pelos confusos sentimentos que nos agitam a alma, esperamos uma palavra, um gesto, uma compreensão que nos permita dissipar as nuvens carregadas e abrir uma brecha para solarizar nosso interior.

Na verdade, queremos um pouco de certezas. Mas, isso é o que nunca temos exatamente, e as parcialidades das informações que nos chegam nos sacodem de um lado para o outro e temos que redescobrir a todo instante uma nova forma de equilíbrio para continuarmos a lidar com a nossa vida.

Se refletirmos bem, a única certeza que possuímos em vida é que um dia conheceremos a morte. E, por isso mesmo, a jornada é tão importante e cada experimento que a vida nos proporciona enriquece o conjunto acumulado que nos torna mais plenos.

Raciocínio válio para quem ocupa a posição de doente ou de são.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 17 de agosto de 2014.

* Espetrômetro é um instrumento óptico que mede as propriedades da luz em determinada faixa do espectro eletromagnético.
Composto por rede de difração e captador, a rede isola em feixes individuais de cor a luz incidente sobre a abertura do espectrômetro. Cada um destes incide sobre os sensores fotovoltaicos (captadores), permitindo a leitura da intensidade luminosa de cada comprimento de onda presente na sua composição, qualificando-os, dentre outras formas, pela fluorescência, absorção luminosa e transmissão.

Nenhum comentário: