Pesquisar este blog

17 de jul. de 2010

Em tempo: com Deus, tudo é possível.

W criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 04/06/2010 (wallpaper para o meu celular).W criado em 04/06/2010 (wallpaper para o meu celular).

As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
(Bíblia - Lucas 18:27)

Cada pequeno avanço na liberdade humana foi disputado ferozmente
entre aqueles que querem aumentar o nosso conhecimento
para que sejamos mais sábios e mais fortes,
e aqueles que nos querem obedientes, humildes e submissos.
E agora esses dois poderes estão se preparando para a guerra.
(A faca sutil - Philip Pullman)

Mais uma vez, assisti ao filme Desafiando Gigantes* e, dessa vez, do modo que eu mais gosto de ver filmes desse tipo: sozinho.

E, no momento em que fui escolher um filme para ver, pensei no porquê de escolher esse se já conhecia o enredo, se ainda me recordava de diversas cenas, se já o tinha visto mais de uma vez. Mas algo maior me impulsionou e fui adiante. Liguei o equipamento (vocês que me conhecem sabe o quanto eu gosto de boa imagem e de boa sonorização!) e fui me inserindo no contexto do filme.

Redescobri o chorão que existe em mim, com as cenas sobre as muitas dificuldades na vida do treinador do time de futebol americano Águias consigo mesmo, no trabalho e em casa, e quando as lamentações seguiram ao encontro de suas limitações. É muito fácil se identificar com alguém que está passando por dificuldades.

Mas eu sabia, antecipadamente, como as coisas iriam se desenrolar, as escolhas que ele iria fazer, como tudo iria mudar por conta dessas decisões - após um visitante inesperado o desafiar a acreditar no poder da fé.

Era como se eu pudesse ter a visão de Deus sobre as coisas: aconteceria isso, aquilo e depois, outra vez, isso ou aquilo outro. Os acontecimentos de nossa vida são uma espécie de cena de filme: as vezes são repetições dos fatos em outras circunstâncias e, se não conseguimos superá-la, reaparecem.

Quando encaro alguns desafios e sinto que a situação é complicada, que não estou conseguindo achar uma solução, que começo a me sentir derrotado, eu me lembro: já vi esse filme!

Sim. Quantas vezes me vi lutando contra gigantes em minha vida; quantos foram os momentos que pedi ajuda aos céus por não ver a direção a tomar; quantas vezes os meus recursos ficaram escassos e aconteceu, como nesse filme, a resposta vir de forma inesperada (não no sentido de não esperada, mas de um modo que não foi pensado!). E sempre no momento exato.

Fiquei, por alguns momentos no filme, relembrando as conquistas que tive - materiais e imateriais -, e no quanto eu ainda valorizo cada uma delas. Recordei meu esforço para conquistá-las e nas dúvidas que me atravessaram durante a jornada da conquista: sorriso e lágrimas, ao mesmo tempo, se expressaram no meu rosto.

Após o final épico do filme, quando Davi vence o Golias, ou seja, o desafio gigante é ultrapassado e com ele a sensação de estar derrotado, me veio um pensamento alarmante: O que será que me espera adiante? Quais serão os próximos desafios que terei que enfrentar?

Por alguns segundos, o pensamento me apavorou. Mas, como sempre acontece, um outro pensamento veio para me tranquilizar: eu vou superar!

Então, fico com a recordação da cena em que o treinador, diante de todo o time, num dos momentos mais marcantes do filme, fala para o Davizinho que fez o ponto da vitória dos Águias contra os Gigantes: nunca mais diga para si mesmo ser incapaz de fazer algo.

Wellington de Oliveira Teixeira em 17 de julho de 2010.

* http://www.desafiandogigantes.com/

Nenhum comentário: