Pesquisar este blog

8 de out. de 2015

Enredados

Enredados, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 08-10-2015.
Enredados, criado em 08-10-2015.

Enredar
prender ou ficar preso em situações ou lugares intricados; embaralhar, emaranhar;
Complicar, tornar obscuro, armar intrigas e enredos, comprometer;
Complicar-se, deixar-se envolver em, comprometer-se: enredar-se em atividade ilícita.

Não é um costume geral, visto que geralmente precisamos lidar apenas com acontecimentos do dia ou bem próximos. Visualizar probabilidades no futuro é denominado construir cenários. Como base, é claro, é preciso ter em mãos os melhores dados disponíveis na atualidade. Há uma grande tendência para algo? O que aconteceria, num espaço de um mês ou um ano, caso essa tendência se concretizasse? Entendeu a lógica?

O mundo que percebemos como verdadeiro nada mais é que um filtro dentre muitos possíveis. Alguém noticia um ataque. Você lamenta os efeitos de um bombardeio em determinado lugar, culpabiliza terroristas, expressa sua raiva em mensagens que aliviam seus sentimentos de impotência. Bem… essa é a prática mais comum, da maioria das pessoas.

Mas — um pouquinho de teoria da conspiração* ajuda, aqui — e, se por um acaso, o evento foi produzido pelas pessoas que proferem discursos indignados com o propósito de culpabilizar seus adversários? A tal história de plantar provas, de agentes secretos, de empresas bilionárias querendo obter tesouros naturais a baixo custo e ampliar ainda mais sua lucratividade e domínio no mercado?

O conjunto e a qualidade da informação que se obtém pode ser o determinante de muitas avaliações, mas, a imensa maioria das pessoas aceita o que é apresentado como verdade. E se, por um acaso, houver outra interpretação discordante ou conflitante em alguns pontos, o que fazer?

O aprendizado da crítica é fundamental, mas não somos em nenhum momento estimulados a fazê-lo, apenas a aceitarmos sem questionar o que nos é dado ou determinado — a tal da obediência. Talvez isso seja algo extremamente difícil de admitir, uma vez que é feito com a maior das boas intenções, mas, familiares ou amigos mais próximos tentam coibir qualquer prática de pensamento diverso do dominante. Mesmo visando nosso bem-estar, estão apenas contribuindo para nos tornarmos escravizados por quem aprendeu as manhas e as articulações fora do domínio da regras estabelecidas. Por isso, esses que usam de engodo para nos enredar estão dominando o mundo.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 08 de outubro de 2015.

* Teoria da conspiração é uma tese desenvolvida para esclarecer um fato (histórico ou atual) tomando como base a ideia de que ele resultou de um plano secreto, desenvolvido e levado a efeito por indivíduo, empresa ou grupo de conspiradores poderosos. Na ficção, acabam sendo identificados como uma Sociedade secreta", Governo paralelo ou grupos paramilitares que agem à margem da lei, com ou sem conivência dos governantes.

Nenhum comentário: