Pesquisar este blog

30 de mai. de 2015

Matéria e energia escuras

Matéria-energia escura criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 29-05-2015
Matéria-energia escura*, criado em 29-05-2015.

E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam, dizendo-lhes:
Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

(Bíblia — Lucas 19:45,46 e Efésios 4:26)

A não-violência é a maior força disponível da humanidade. É mais poderosa do que a arma mais poderosa de destruição já criada pela ingenuidade do homem.
Não precisamos converter uns aos outros por meio de nossos discursos ou pelas nossas palavras. Só podemos fazê-lo com nossas próprias vidas.
Que nossas vidas sejam um livro aberto para que os outros possam estudá-lo.
A não-violência é a arma dos fortes.

(Mahatma Gandhi — frases escolhidas**)


As aventuras são a constante de quem ousa ser e estar e não quer permitir que o poder da desconstrução e do enfraquecimento assuma o controle das propostas e práticas de vida. Ser aventureiro também é estar aberto ao entendimento de que há riscos. Por vezes há questões sérias a serem abordadas e, se possível, resolvidas em qualquer percurso que alguém se proponha seguir.

Me assombra o poder que a raiva possui de redução da luz na alma e de bloquear o brilho da vida, ao ponto de descolorir tudo o que fazemos. Você pode compará-la a matéria e a energia escuras que ocupam quase todo o universo. Ao campo de força produzido por um buraco negro que consome toda luz ao seu redor. Esmaga estrelas.

Vivi isso durante essa semana. Fui tomado pela ira direcionada à presidência do Congresso, ao abuso do poder na condução das sessões em prol do interesse do grande capital de fazer investimentos nas campanhas eleitorais (consequentemente, sua capacidade de comprar congressistas).

A raiva tem garras e seu poder de consumir nossa luz é subestimado. Quando dei por mim, já havia feito um estrago na opção de não violência, mesmo a produzida no pensamento.

Sem moralismo, tudo na vida depende do uso. Usar da propulsão que a ira possibilita deve ser algo raríssimo e momentâneo. Apenas para atuar contra o que é nefasto e o que produz dor e sofrimento.

Seu uso exige um nível de equilíbrio imenso: a distinção clara entre a ação e a atitude objetos da raiva e o ser que a produziu. Sem equilíbrio o que se produz são sentimentos destrutivos e desintegração em si mesmo, que geralmente são propagados a outros.

É possível lutar sem perder a humanidade e a energia pessoal que permite expandir a chama da vida.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 29-30 de maio de 2015.

* 1) Buraco negro é a concentração de massa imensa em um ponto infinitamente pequeno produz densidade suficiente para causar deformação no espaço-tempo. Nem mesmo a luz escapa de um buraco negro e nada se move mais rápido que a velocidade da luz. 2) Matéria escura não interage com a matéria comum e interage muito pouco (ou nada) consigo mesma. Seu modo de interação é o gravitacional, sua presença é inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas, galáxias e aglomerado de galáxias. A soma da energia escura com a matéria escura resulta em 95,1% do conteúdo total de massa-energia do universo.
** Mahatma Gandhi impactou gerações com suas palavras sobre coragem, trabalho, não-violência, aprimoramento pessoal e convicção. Sua prática de vida tocou o coração de milhares de pessoas. Veja algumas de suas ideias, em frases selecionadas, em https://www.epochtimes.com.br/20-frases-gandhi-mover-coracao

Um comentário:

Anônimo disse...

Repiso meu comentário postado no Facebook:
Energia é energia. O que importa, em última instância, é o uso que se dá a ela (o que está sob nosso controle), e não a sua fonte (as quais não controlamos). É sempre perigoso lidar com o "dark side". Mas tal perigo não afasta a necessidade de, quando necessário, operar no "modo diabólico". Melhor isso do que a inércia derivada da omissão.