Pesquisar este blog

9 de mai. de 2015

Dar passos

Dar passos, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 06-05-2015
Dar passos, criado em 06-05-2015.

O conhecimento como uma estrutura concreta é uma construção por experimentação e significação: aprender é interpretar o mundo, um processo ativo e individualizado, com base em vivências que podem ser assimiladas e acomodadas em camadas.
Por isso, o aprendizado pode ser estimulado por meio de situações desafiadoras, cujo grau seja compatível com o nível de desenvolvimento cognitivo atual de quem aprende.
Fundamental é que haja a oportunidade de uma livre busca de informações que permitam estruturar e propor soluções para depois confrontá-las e defendê-las em discussões.

(Teoria do Construtivismo de Jean Piaget*)
Fiz um teste comigo: desenvolver, em etapas, imagem e texto e depois consolidá-los em um único artigo. Nomeei esse projeto como Dar Passos.

Há muito não visitava a Teoria do Construtivismo e outras ligadas à infância, a maior paixão no início da faculdade de psicologia, na UFF. Paixão tão grande que me levava a extrapolar a carga horária ao antecipar disciplinas de quatro ou cinco períodos posteriores.

Reconheço que estímulo é algo fortíssimo e, na época, eu tinha imensos, apesar de pequenininhos. Meu sobrinho-neto 4.0.7.7. (ou Arthur de Oliveira Thomaz Teixeira, para as outras pessoas) é o meu atual disparador e atualizador da antiga paixão.

Entendi que é possível construir uma ponte entre meu perfil atual — inclusive a proposta destes artigos — com a promoção de esclarecimentos aos novos pais novos de hoje, meus sobrinhos incluídos.

Então, irei propor uma atividade: leia os pequenos textos postados no meu facebook:
  1. Perante o desafio constante de integrar as partes da vida que se desintegram, temos que entender que tudo o que nos compõe eram elementos soltos.
    Em determinado momento, foi possível um encontro que possibilitou sua apreensão e sua existência em nós.
    Na força de atração, subsistia a absorção e, agora, a separação.
    Dar Passos 1
  2. Em relação às parcialidades que nos compõem como um todo, é necessário estabelecer uma relação crítica.
    Elas possuem o status de utilitárias, não de absolutas. Por isso, devem ser reavaliadas e revalidadas, antes de continuarem a definir nossa totalidade.
    Só na transformação é possível uma existência plena.
    Dar Passos 2
  3. A integração de um ser ocorre gradualmente, camada por camada de elementos absorvidos após sua experimentação. Ainda assim, podemos afirmar que sua realização não impede a plenitude de cada fase percorrida, em sua medida de capacidade naquele momento.
    Eis um paradoxo da vida: somos inteiros porque nos transformamos, vez após vez; porque somos capazes de reestruturações contínuas, sem que as perdas ou ganhos desfaçam o sentido de pleno.
    Ser é transformação e equilíbrio constantemente readquirido e restabelecido em novo patamar.
    Dar Passos 3
Perceba que as etapas seguidas representam, também, uma estruturação de aprendizado, ampliado para a questão da plenitude e realização de um ser. Claro que a proposta foi de um nível mais elevado, mas ilustra como se pode gerar estímulos para o aprendizado, fatiando-o quando sua totalidade dificulta a sua assimilação.

Com relação às crianças? Claro que, em vez de forçar a barra para andar, deve-se estimulá-la a se suspender e depois a se manter de pé segurando seus dedos; iniciar um movimento à frente e permitir que ela tenha o tempo para perceber o que isso significa e tentar por si mesma; criar um ambiente seguro onde ela possa se apoiar e iniciar suas buscas ao redor, engatinhando e se suspendendo; colocar pequeníssimos obstáculos que façam com que ocorra a dobra do joelho para superá-lo, e por aí vai… A palavra-chave é progressivamente. Uma dica extra: sempre repita diversas vezes a palavra, se possível, o verbo (andar, subir, segurar) correspondente ao movimento executado.

É uma verdadeira aventura, para o aprendiz e para o promotor dos estímulos. Ao final, para todos nós que acompanhamos o desenvolvimento deste novo ser (e do antigo, também!).

Wellington de Oliveira Teixeira, entre 05 e 09 de maio de 2015.

* Um texto que simplifica o Construtivismo, teoria da aprendizagem de Jean Piaget, pode ser encontrado em http://www.infoescola.com/pedagogia/teoria-de-aprendizagem-de-piaget/

Nenhum comentário: