Pesquisar este blog

12 de fev. de 2018

Reformas e reformulações

Reformulação, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 12-02-2018.
Reformulação *, criado em 12-02-2018.

O resultado disso tudo é que vou ter que criar um personagem — mais ou menos como fazem os novelistas, e através da criação dele para conhecer. Porque eu sozinho não consigo: a solidão, a mesma que existe em cada um, me faz inventar. E haverá algum outro meio de salvar-se? senão o de criar as próprias realidades? Tenho força para isso como todo o mundo — é ou não é verdade que nós terminamos por criar uma frágil e doida realidade que é a civilização? essa civilização apenas guiada pelo sonho. Cada invenção minha soa-me como uma prece leiga — tal é a intensidade de sentir, escrevo para aprender. Escolhi a mim e ao meu personagem — Ângela Pralini — para que talvez através de nós eu possa entender essa falta de definição da vida. Vida não tem adjetivo. É uma mistura em cadinho estranho mas que me dá em última análise, em respirar. E à vezes arfar. E às vezes mal pode respirar. É. Mas às vezes há também o profundo hausto de ar que até atinge o fino frio do espírito preso ao corpo por enquanto.
(Clarice Lispector — Um sopro de vida - Pulsações, p.19)


Os motivos são diversos: desde uma nova cosmética a um conserto emergencial e inadiável. Mas, cada vez que a sua casa entra em reforma, o mundo vira de ponta a cabeça, chega a ser desesperante. Invariavelmente. O pensamento me veio à tona em função de um estufamento de quatro peças no piso da sala.

No entanto, só quem não verificou os resultados de transformações estaria incapacitado para entender que melhorias exigem um processo de mudanças, de uma simples realocação de móveis e utensílios até a reconstrução das estruturas – camada de sustentação mais profunda, o interior de tetos, paredes e pisos.

Em qualquer caso, é preciso se aconselhar com um especialista, verificar a qualidade dos produtos a serem utilizados, preparar uma operação meticulosa de organização a fim de evitar estragos em outras áreas. Tudo isso tem seu custo versus benefício a ser avaliado e nunca deve ser procrastinado.

Não esqueça de colocar a placa de 'Cuidado! Em obras.' para alertar quem se aproxima de que a situação é sensível e, mesmo bem administrada, há riscos imediatos.

Vidas em reformulações carregam todos esses aspectos, também. Em especial, em circunstâncias que fogem ao controle. Nessas horas, diga ao desespero — 'Já sei. Trate de segurar as pontas porque não tem como evitar'. E vá em frente. Substitua, por uma mais bonita, as peças defeituosas; escolha um acabamento que traga uma sensação de novidade e não esqueça de incluir uma ou duas peças novas na decoração final.

Assim, ao final de toda a limpeza, após sentar e respirar fundo, extremamente cansado, permita-se ver o resultado positivamente. Por enquanto, as intempéries se acalmaram, as questões estão sendo resolvidas (de vez em sempre virão outras, né?). Vida é transformação, uma regra inflexível que não impede você de incluir um toque de beleza e comemorar a vitória, ao final de cada uma.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 12 de fevereiro de 2018.

* Reformulação, a imagem que ilustra esta postagem é resultado da desestruturação do processo de criação da imagem utilizada na postagem anterior Brincar de viver e ser feliz e visa trazer à tona toda essa desconfiguração momentânea pela qual passamos em vários momentos da vida e a angústia que traz os redemoinhos de incertezas, as peças defeituosas e todo o processo de reforma interior.

Nenhum comentário: