Pesquisar este blog

4 de jun. de 2016

Efervescências produtivas

Efervescências produtivas, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 04-06-2016
Efervescências produtivas*, criado em 04-06-2016.

O mundo grego é um mundo em que a lei vem sempre em segundo lugar; ela é a potência secundária em relação ao logos que abrange o todo e o refere ao Bem. […] Parece que a consciência moderna do antilogos impôs à lei uma revolução radical. Na medida em que ela rege um mundo de fragmentos não totalizáveis ou totalizados, a lei se torna primordial; ela não diz mais o que é bom, mas é bom o que diz a lei.
(Gille Deleuze — Proust e os Signos, p.130)


Insistir e reproduzir o mesmo é algo antinatural, o modo da natureza agir é produzir novos equilíbrios pelo encontro de elementos parciais e diferenciados, que podem ser de composição ou de decomposição, de união ou de separação, de fortalecimento ou enfraquecimento.

Me encanto de ver um comprimido de vitamina C na água, as pequenas bolhas que, lá do fundo, vão alcançando a superfície. O desgaste do comprimido foi necessário: gerar é [re, de]compor — é assim 100% dos processos que ocorrem nos seres vivos e no mundo mineral.

Sob um olhar atento, processos sociais são nascedouros: circunstâncias, práticas e seus efeitos promovem a gestação do necessário — sementes que abrigam a transição e efetuam a transformação.

Moralizar ou valorizar previamente, além de atrapalhar, deforma a visão do acontecimento. Não se entristece por células da pele, da unha, do cabelo descartadas. Inclusive, isto é a reafirmação da vida: novas composições entre os elementos, surgimento do diferenciado e manutenção das condições para a sua perpetuação.

Agir pedagogicamente é identificar, na fonte, as potencialidades, suas condições e apenas interferir para interceptar as forças que as podem degradar ou enfraquecer.

Não imponha seus conceitos, suas valorizações, suas formas de conquista. Foram úteis e fundamentais à você. Reflita cuidadosamente: cabe ao aprendiz ser dono de seu processo de maturação, não ao mestre determiná-lo.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 04 de junho de 2016.

* efervescência
1.evolução de um gás borbulhante em um meio líquido, por efeito de diminuição da pressão ou de ação de um agente químico.
2. ato ou efeito de ferver; ebulição, fermentação.
3. fig. inquietação do espírito; comoção, excitação.

Nenhum comentário: