Pesquisar este blog

14 de out. de 2014

Doar sem ficar exaurido

Doação, criado por Wellington de Oliveira Teixeira em 10-10-2014
Doação *, criado em 10-10-2014

Pai, cuide de seus filhos e não permita que fiquem largados pelo caminho.
Ensine-os o amor uns pelos outros para que o paraíso seja lugar em seus corações.

(The Commodores - Jesus is love)


Tenho com as músicas desta epígrafe e da nota no rodapé uma história singular e, talvez, algum dia eu consiga contar. Hoje as escutei enquanto começava a desenvolver esses pensamentos a seguir. Por ouvi-las, o rumo do que eu avaliava foi alterado e ganhou contornos mais claros. Dito isso, ultrapasso a preocupação e sigo adiante feliz.

Algumas coisas me provocam a reflexão sobre o que, apesar de ser considerado bem simples e banal, no dia a dia, atinge grande parte de nossa vida. Dentre elas, eu citaria a busca da certeza, do estar certo, de conseguir alcançar um ponto de referência que permita um conforto diante das questões que enfrentamos. Eu creio que há níveis diferenciados de busca que variam na própria pessoa, além daqueles comparados aos de outros.

Alguns se saciam com respostas prontas, as tradições, o senso comum. E, com isto, conseguem enfrentar as intempéries que o caminho humano traz. E, destes, penso: como conseguem? Mas, num paradoxo da razão, eu digo baixinho 'bom para eles', mesmo não conseguindo evitar aquele velho preconceito ao continuar a frase com 'ignorância é uma benção!'.

A outros não basta esse nível de compreensão e saem em busca dos diálogos, dos debates, da abertura ao questionamento, mas apenas para encontrar sustentação para as fórmulas já adotadas e os conceitos já enraizados. Ao meu ponto de vista, estes conseguem um avanço, ampliam os horizontes com respostas mais sofisticadas, englobam pontos de vistas diferenciados. Mas, com o mesmo paradoxo da razão, eu digo baixinho 'bom para eles', sem evitar o preconceito da frase 'mas se contentam com tão pouco!'.

Muito poucos, e com nenhuma modéstia me incluo entre estes, não aceitam ter como base fixa nenhum conceito passível de mudança, uma vez que a própria base do pensamento é o tudo se transforma. Geralmente inquietas, do que pude observar e absorver, estas pessoas tem uma fome de saber insaciável e, no que constroem um paradigma já vislumbram os elementos que o desfarão ao serem desenvolvidos. Esse grupo é dos que aprenderam a usar o desequilíbrio (surfistas do saber) para avançar. E o paradoxo sussurra, antes que eu os defina 'e sofrem com a inquietação a vida inteira'.

Já vi, já experimentei, mas não alcancei a capacidade de uns iluminados que se abrem ao entendimento de um modo tão amplo que acolhem todos os outros - cada um de um modo distinto e satisfatório - e lhes transmitem algo de um nível surpreendente, capaz de aplacar a inquietude que há em qualquer nível de entendimento. São aqueles que doam paz.

Paz é algo tão singular como o amor: é possível doar sem ficar exaurido deles. E, para além de qualquer nível que a sabedoria pode me propor ou me levar, eu desejo aprender a ser desse modo e colocar como meta provocar junto com a fome de saber o exercício da paz interior. Descobri que meu amor se satisfaz com a paz que eu consiga transmitir a quem o dedico.

Wellington de Oliveira Teixeira, em 14 de outubro de 2014.

* Fiz esta pequena canção e você deveria cantá-la nota por nota: Não se preocupe, seja feliz!
A vida toda encaramos problemas, mas quando você se angustia, você os duplica. Não se preocupe, seja feliz, já!
Se não há lugar para pousar a cabeça pois levaram a sua cama: Não se preocupe, seja feliz!
Se o senhorio cobra o aluguel atrasado e pode levá-lo a Juízo: Não se preocupe, seja feliz!
Olhe pra mim, eu estou feliz: Não se preocupe, seja feliz!
Anote meu telefone e, se você se preocupar, me ligue que eu venho alegrá-lo: Não se preocupe, seja feliz!
Você se preocupa, seu rosto enruga e todos ao redor se contaminam: Não se preocupe, seja feliz!
Não se preocupe, não, não faça isso e seja feliz.
Permita aflorar um sorriso na face, não espalhe preocupação ao redor.
Não se preocupe, todos ultrapassarão o que enfrentar.
Por não me preocupar, estou feliz: Não se preocupe, seja feliz!
(Don't worry, be happy - Robert McFerrin e Terry McBride)

Nenhum comentário: